O aparecimento da Psicologia do Desenvolvimento

05-06-2009 09:00

A Psicologia do Desenvolvimento surge no século XIX. Começando por se centrar no desenvolvimento na infância, actualmente estuda o desenvolvimento ao longo do ciclo de vida.

A observação de comportamentos e de estudos controlados vai permitir o seu progresso ao longo de todo o século XX. Recebe contributos de investigadores de outras ciências (podemos lembrar, a título de exemplo, o do biólogo Charles Darwin, que publica em 1877 um artigo baseado nas observações que tinha realizado sobre o desenvolvimento do seu próprio filho).

Entre 1920 e 1930 o estudo do desenvolvimento infantil é muito fomentado nos EUA. Métodos de Investigação em Psicologia do Desenvolvimento. Para determinar as características do desenvolvimento duas estratégias diferentes de investigação são utilizadas: o método longitudinal e o transversal.

  • Método longitudinal um mesmo grupo é acompanhado durante um período predefinido (normalmente longo, pois estamos a estudar mudanças) analisando as mudanças verificadas em relação aos aspectos em estudo.
  • Método transversal a amostra em estudo inclui em simultâneo diferentes grupos etários, que são avaliados ao mesmo tempo no que respeita à variável em estudo.

—————

Voltar