Hereditariedade Vs Meio

05-06-2009 09:15

Hereditariedade:

Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.

A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros.

 

Meio:

Paul Baltes enfatiza a natureza vitalícia do desenvolvimento e a importância das influências históricas. O autor defende que são três os sistemas de influência principais no desenvolvimento ao longo do período de vida: classificados segundo a idade normativa, a história normativa e ocorrências de vida não normativas. Cada uma destas influências é determinada por uma interacção de factores biológicos contextuais.

Urie Bronfenbrenner propõe o estudo do desenvolvimento em contexto ou ecologia do desenvolvimento.

Bronfenbrenner considera o contexto ecológico como um conjunto de quatro sistemas interligados: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema.

O microssistema tem a ver com o que o indivíduo vivencia num dado momento: para uma criança pequena o microssistema pode ser só o meio familiar (pais, irmãos, outros parentes); para os adultos podem ser vários os microssistemas (família, trabalho, outros).

O mesossistema respeita às relações entre os vários contextos situacionais.

O exossistema refere-se às relações com contextos nos quais o indivíduo não participa directamente mas que o podem afectar, como pode ser o caso do efeito sobre os cuidados parentais quando um homem enfrenta uma ameaça de desemprego.

 O último nível é o macrossistema e respeita ao modelo de ideologia e de organização das instituições na sociedade em que a pessoa vive. Este modelo mostra como alterações ao nível da política governamental relativa às condições de trabalho (alteração no macrossistema) pode afectar o exossistema (vida laboral dos pais) e consequentemente o meso e microssistema dos filhos. As alterações no contexto ecológico são muito importantes no campo do desenvolvimento. Ter um filho, mudar de emprego, ir de férias, entrar na universidade, mudar de curso, são alterações no contexto ecológico (transições ecológicas) a que indivíduo tem que se adaptar. Ver como o indivíduo enfrenta a mudança é essencial para compreender a pessoa.

 

Conclusões:

O dilema presente neste debate é até que ponto é que um dos factores poderá influenciar outro. Contudo, como muitas e diferentes pessoas defendem diferentes teorias, nunca se chegou a um consenso.

—————

Voltar