Desenvolvimento Pessoal - Freud

05-06-2009 09:30

Os estádios propostos por Freud são designados de desenvolvimento psicossexual. Freud formula a sua propostas de estádios a partir do seu trabalho de acompanhamento em psicanálise de pacientes adultos.

Valoriza os conceitos inconscientes e sexualidade. O inconsciente é o lugar dos instintos (sexuais e agressivos) e de tudo o que vai sendo recalcado por ser intolerável para a pessoa. O inconsciente é determinante no comportamento dos indivíduos (e não o consciente como estamos habituados a pensar).

 A sexualidade é concebida por Freud como toda a actividade instintiva (alguns autores preferem a expressão pulsional) que visa a satisfação. Assim se compreende que o autor defenda a existência duma sexualidade infantil. Uma das manifestações dessa sexualidade infantil é a satisfação do bebé após a amamentação. Inicialmente Freud preocupa-se com o funcionamento do aparelho psíquico (1ª tópica), defendendo a existência do consciente, do inconsciente e do subconsciente. Na 2ª tópica (onde vai escrever sobre a estrutura do aparelho psíquico) defende que o id, o ego e o superego são as 3 instâncias do aparelho psíquico. Na perspectiva freudiana, cada estádio se caracteriza por uma zona erógena dominante, desenvolvida a partir duma função biológica específica.

 No primeiro estádio a zona erógena dominante é a buco-labial e desenvolve-se alicerçada na função alimentar. As experiências e dificuldades num dado estádio de desenvolvimento ajudam a prever as particularidades da personalidade da pessoa na idade adulta. Os 5 estádios de desenvolvimento psicossexual de Freud, do nascimento à adolescência: oral (0-1 ano); anal (1-3anos); fálico (3- 5anos); de latência (5 – puberdade); genital (depois da puberdade).

 

—————

Voltar